Você sabe exatamente o que é controle de estoque? Empresas de todos segmentos devem aproveitar ao máximo todos os benéficos que o controle oferece para a administração. Aliás, você sabe que o estoque é muito mais que o espaço onde as suas mercadorias são armazenadas?

Se a sua resposta for negativa, não se preocupe, pois não é só você que desconhece a importância desse setor. Além disso, nunca é tarde demais para colocar em prática a otimização do controle de estoque.

E se você deseja descobrir como fazer isso, continue lendo este artigo e aprenda tudo sobre o que é o controle de estoque a partir das informações contidas nos tópicos a seguir:

Afinal, o que é controle de estoque?

Controle de estoque consiste em realizar a gestão de itens, ou seja, registrar o fluxo de mercadorias, tanto as que entram como as que saem. Afinal, é no estoque onde ficam os artigos que serão posteriormente vendidos, se forem fabricados pela própria empresa, ou revendidos.

Dessa forma, controlar o estoque é identificar as movimentações do setor, inclusive, a quantidade de cada artigo. Também é importante, ao entrar os produtos no setor, que se sejam registradas outras informações, como as suas características.

Com isso, é possível armazenar as mercadorias de acordo com o seu tamanho, peso, cor, formato e demais atributos que variam de segmento para segmento. Esse detalhamento ajuda na organização e na hora de vender.

Vantagens do controle de estoque

Mas por que manter o estoque organizado e controlado? Isso não é apenas perda de tempo? Quem pensa dessa forma está completamente enganado, sendo que as vantagens do controle de estoque são inúmeras. Confira cada uma delas a seguir:

Aproveitamento e organização do espaço

Quando uma empresa possui controle de estoque, a vantagem mais visível é contar com um setor onde as mercadorias estão bem armazenadas. Além de ter um melhor aproveitamento do espaço físico, é possível encontrar os artigos com muito mais rapidez.

Isso permite uma equipe mais produtiva, vendas mais ágeis e, por consequência, um maior volume de vendas.  E mais, com a organização promovida pelo controle de estoque, as mercadorias ficam bem arrumadas, evitando danos e perdas.

Aumento da eficiência e produtividade da equipe

Quando se faz uso das ferramentas adequadas para controlar o estoque, é possível ainda ter uma equipe mais produtiva e eficiente. Isso ocorre porque, ao informatizar o setor, evita-se o trabalho manual, que pode tornar qualquer tarefa muito mais dispendiosa.

Com a otimização da gestão de estoque é possível fazer mais, em menos tempo, sem perder em qualidade, permitindo também que a sua empresa tenha uma equipe enxuta para dar conta do setor. Além disso, com a informatização dos dados, a margem de erros é menor.

Aliado do setor de compras

Quando é feita uma gestão apropriada do estoque, o setor de compras também é beneficiado. Afinal, ao ter um controle rigoroso das movimentações, sabe-se quando é preciso compra mais mercadoria para que não falte em estoque.

Se elas faltarem, corre-se o riso de até mesmo ocorrer a perda de vendas. Por outro lado, quando são comprados artigos para revender em quantidade maior do que o necessário, o seu negócio pode ter prejuízos. Isso porque se adquire itens que ficam parados, sem saída.

Aliado dos setores de vendas 

O controle de estoque é um grande aliado de outros setores, como o de vendas , pois, da mesma forma que ajuda nas compras da empresa, permite que se conheça melhor o comportamento dos clientes. Isso deve ser usado de maneira estratégica.

Em outras palavras, ao registrar as entradas e as saídas do setor, é possível identificar os itens mais vendidos, em que épocas do ano eles são mais procurados, além de saber quais produtos são pouco comercializados. Eles podem estar só pegando pó e causando prejuízo.

Com essas informações, podem-se desenvolver campanhas mais assertivas, divulgando com mais ênfase os produtos preferidos do seu público. Por outro lado, podem realizar promoções com os itens menos procurados para queimar o estoque.

Ao acompanhar o comportamento dos consumidores é possível até mesmo identificar quais artigos estão saindo de linha e não vale mais a pena adquiri-los. De forma semelhante, o seu negócio consegue prever tendências e ser o primeiro a oferecer a novidade no mercado.

Aliado do setor financeiro

O setor financeiro também se beneficia com a otimização do controle de estoque. Afinal, ao se evitar a compra de mercadorias que não seriam vendidas em breve, o dinheiro economizado pode ser convertido em artigos que realmente serão procurados.

Esse dinheiro pode ainda ser destinado a suprir outras necessidades que a sua empesa possui no curto prazo. Ou seja, é consegue-se investir de maneira inteligente, mantendo o fluxo de caixa em dia. Assim, não se corre o risco de faltar dinheiro para o que é urgente.

Benefícios do ERP para o estoque

Já que as empresas com estoque, em geral, possuem um grande volume de mercadorias, é necessário que a sua equipe tenha acesso às ferramentas adequadas para gerenciar o setor. Papel e caneta não oferecem a eficiência que o seu estoque deve ter para ser bem controlado.

Portanto, é preciso usar uma ferramenta que informatize os dados, conecte os setores e automatize os processos. Nesse sentido, o ERP é uma ótima solução, pois atende a todas as demandas do controle de estoque.

Trata-se de um sistema de gestão empresarial que, através do seu módulo de controle de estoque, não só registra as movimentações do setor, como também oferece inventários e relatórios. Esses documentos apresentam informações completa e atualizadas.

Dessa forma, contribui com a tomada de decisões. Também garante mais produtividade a sua empresa, pois assim que um artigo é vendido, por exemplo, o estoque recebe a baixa do artigo. Esse procedimento garante a confiabilidade dos dados.

Deixe um comentário